Dos Desmanches aos Sonhos

Dos Desmanches aos Sonhos

  • resumo do projeto

DOS DESMANCHES AOS SONHOS é uma trilogia de espetáculos composta pelas peças “ALÉM DO PONTO”, “ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS” e “CARTAS À MADAME SATÃ OU ME DESESPERO SEM NOTÍCIAS SUAS”, que investiga as relações entre afetividade, Negritude, gênero e o impacto da escravidão na nossa maneira de amar.

A trilogia “Dos Desmanches Aos Sonhos” foi criada pelos Crespos desde janeiro de 2011 sendo concluída em julho de 2014.  Em cada um dos espetáculos, o grupo abordou a temática da afetividade negra a partir de uma perspectiva diferente. No primeiro, a pesquisa investigou as questões de casais heterossexuais, tentando entender suas dificuldades no amor. No segundo, a Cia. pesquisou sobre a afetividade de mulheres negras, sua relação com a família, a alteridade e o sexo. Já no último trabalho, o mote era a homoafetividade.

Os espetáculos foram construídos a partir de entrevistas com pessoas na cidade de São Paulo, e os vídeos coletados ganham a cena nas peças. Também fizeram parte da pesquisa diversos materiais teóricos que nortearam a construção das cenas.

A pesquisa articulou a experiência existencial do negro a partir de sua afetividade. Na construção de uma fala plural, que explorou as diferentes relações com o corpo, alteridade, família, sexo, marginalidade, beleza, valorização. Nos espetáculos da trilogia, são questionados os papéis fixos que circulam recorrentemente e alimentam o sistema de dominação, na busca por uma “existência imaginada”, que atenda, também, às necessidades emocionais dessas pessoas. Pois, no processo de resistência coletiva da população negra, a saúde emocional é tão importante quanto a luta contra o segregacionismo e a luta pelas necessidades materiais. Essas experiências devem estar interligadas para um verdadeiro desenvolvimento na construção da identidade do negro.

E foi nesse caminho que o grupo mergulhou na criação cênica de um discurso que possibilitasse a reflexão sobre uma nova imagem do corpo negro e as relações dela advindas. Escavar no lugar mais privado das pessoas negras um retrato que ao mesmo tempo mostre suas dores e revele seus sonhos. “Dos Desmanches aos Sonhos”.

  • release dos espetáculos

> Além do Ponto

Um casal heterossexual, em separação, move-se entre pedaços de histórias e tenta reconhecer, ao final do relacionamento, os motivos de suas dificuldades no amor.

Através de um jogo que envolve inclusive a improvisação premeditada dos atores, a história pregressa de cada personagem é revisitada, quando, depois de algum tempo separados, o casal se reencontra, a mala das recordações é aberta e, um a um, os nós da dor começam a ser desfeitos.

Ao final de nove encontros e diante do questionamento sobre um “final feliz”, a história perde seu caráter privado e passa a ser uma tarefa coletiva, onde os atores abrem a obra a um final diferente, escolhido pelo público, a cada dia.

O cenário reproduz um apartamento em que, móveis amontoados, utensílios domésticos, caixas no chão, livros e discos espalhados, tudo está prestes a ser dividido e transformado.

A trilha sonora é executada ao vivo pela DJ, que também atua como um cupido urbano na história.

> Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas

Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada quando expõem suas trajetórias afetivas, permitindo ao público entrar em seus respectivos cotidianos. Elas tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar. Revelando seus medos, dores, amores e sonhos.

Em um jogo, no qual a plateia acompanha a transformação da atriz em diferentes personagens, a peça cruza fragmentos de vidas, sem necessariamente confrontá-las, entregando para o público a linha que costura seus caminhos.

A trilha sonora, executada por uma DJ, conta ainda com músicas compostas para as personagens.

> Cartas à Madame Satã ou Me Desespero Sem Notícias Suas

Em seu quarto, um homem negro se corresponde com a figura mítica de Madame Satã. Fragmentos de histórias revelam, através das cartas, trajetórias e casos de amor, numa cidade-país carregada de doenças, que mantém sob cárcere privado um jovem apaixonado.

A personagem, em tom confessional, mescla a força do gesto com a delicadeza no discurso, buscando a cumplicidade do espectador para tornar público uma afetividade cercada de tabus.

O ator por vezes brinca com a plateia, outras, conversa olhando nos olhos do público.

A peça é entrecortada por manifestos poéticos, através dos quais a encenação brinca com estereótipos e expõe diretamente questões políticas.

O monólogo é todo costurado por sambas que dialogam com a figura de Madame Satã e com um arquétipo negro por essa figura reconstruído.

  • ficha técnica

> ALÉM DO PONTO
Direção: José Fernando de Azevedo
Atores: Sidney Santiago Kuanza, Lucelia Sergio e Dani Nega
Dramaturgia: José Fernando de Azevedo e Os Crespos
Assistência de Direção: Ricardo Henrique
Trilha sonora e execução: Dani Nega
Direção de Arte: Antonio Vanfill
Iluminação: Mauro Júnior e Edu Luz
Operação de luz: Edu Luz
Contrarregragem: Rogério Aparecido
Edição de Vídeo: Mario Matiello
Fotos: Roniel Felipe
Canções compostas: “E se não for”, “Noves fora” – Letra: José Fernando de Azevedo / Música: Ricardo Henrique; “Horas” – A partir de poema de Negra Anastácia por Kabila Aruanda / Música: Ricardo Henrique. Todos os Arranjos: Dani Nega.

> ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS
Direção: Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza
Atriz: Lucelia Sergio
Texto: Cidinha da Silva
Dramaturgia: Cidinha da Silva e Os Crespos
Colaboração Criativa de direção: Aysha Nascimento
Atrizes colaboradoras do processo de criação: Dani Nega, Dani Rocha, Darília Lilbé, Dirce Thomaz, Maria Dirce Couto, Nádia Bittencourt
Direção de arte: Mayara Mascarenhas
Iluminação: Edu Luz
Músicas Compostas: Miriam Bezerra: “O Tempo Não Estanca”, “Quando o Carnaval Chegar”; Darlene:“O que é o amor depois da dor?”
Trilha sonora: Dani Nega
Direção de Vídeo: Renata Martins
Assistentes de Vídeo: Jéssica Gonçalves e Karina Galdino
Orientação Teórica: Flávia Rios
Preparadora Corporal: Janette Santiago
Preparador Vocal: Frederico Santiago
Colaboradoras de estudos teóricos: Jackeline Romio, Valéria Alves, e Clelia Prestes
Operador de Luz e mapping: Edu Luz
Operadora de Som: Dani Nega
Contrarregra: Rogério Santos
Designer Gráfico: Rodrigo Kenan

> CARTAS À MADAME SATÃ OU ME DESESPERO SEM NOTÍCIAS SUAS
Direção: Lucelia Sergio
Ator Criador: Sidney Santiago Kuanza
Texto: José Fernando de Azevedo
Dramaturgia: José Fernando de Azevedo e Os Crespos
Atores Colaboradores: Vitor Bassi, Luís Navarro e Sírius Amen
Diretor de Arte: Antônio Vanfill
Iluminador: Will Damas
Diretora Musical: Dani Nega
Diretora de Vídeo: Renata Martins
Preparadora Corporal: Janette Santiago
Preparador Vocal: Frederico Santiago
Assistente de Direção: Daniel Aureliano
Colaborador de direção no Processo Criativo: Eugênio Lima
Orientador Teórico: Matheus Gato
Colaborador Teórico: Alex Ratts
Técnico de Luz: Edu Luz
Técnico de Vídeo: Edu Luz
Designer Gráfico: Rodrigo Kenan
Fotógrafos: Roniel Felipe, Ana Paula Leonc e Pablo Rodrigues
Operador de Luz: Edu Luz
Operadora de Som: Dani nega
Contrarregra: Rogério Aparecido